Notícias

Toyota apresenta seu 1º carro 100% elétrico

Após obter larga experiência em carros híbridos, sendo pioneira no segmento com o Prius (lançado em 1997), a Toyota passa a apostar nos elétricos. Com um nome pra lá de esquisito, a fabricante japonesa acaba de apresentar seu primeiro SUV movido totalmente a eletricidade: o bZ4x (assim mesmo, misturando maiúsculas, minúsculas e um número).

Isso porque o modelo pertence à submarca de elétricos da Toyota chamada bZ (“beyond zero”, algo como “além de zero”) - uma família à parte, como a EQ da Mercedes-Benz, por exemplo. O carro segue os passos do conceito revelado no início do ano e é construído na nova plataforma e-TNGA da marca, dedicada a veículos elétricos.

Essa nova arquitetura traz uma bateria de 71,4 kWh no assoalho que oferece autonomia de 450 km. A empresa diz ainda que essa bateria é capaz de manter 90% de sua capacidade na primeira década de uso.

Serão duas opções de motor. A primeira, que será oferecida com tração dianteira, terá 201 cv e 27 kgfm, o que faz com que o carro atinja os 100 km/h em 8,4 segundos. Como a plataforma foi desenvolvida em conjunto com a Subaru, conhecida por seus veículos 4x4, haverá uma opção com tração integral equipada com dois motores (um em cada eixo) que, somados, entregam 215 cv e 34,3 kgfm. O zero a 100 km/h é feito em 7,7 segundos.

Para ler esta notícia na íntegra, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: