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Tupinambá e Carrefour fazem parceria para instalar 40 pontos de recarga para carros elétricos

Uma das maiores empresas de recarga para carro elétrico do país, a Tupinambá firmou uma parceria com o Carrefour para instalar 40 estações de recarga em estacionamentos da rede de supermercado até o final do ano que vem. As três primeiras já estão em funcionamento, no Jardim Pamplona Shopping e nos hipermercados do Tatuapé e do Brooklin. As próximas duas serão instaladas no Butantã Shopping e no Carrefour do shopping Villa Lobos.

As estações são equipadas com carregadores semi-rápidos de 22kw e uma tela interativa de 55 polegadas para veiculação de publicidade. São os anunciantes que vão custear a operação, inicialmente gratuita para os clientes do Carrefour.

Existem hoje no Brasil 65 mil automóveis elétricos ou híbridos em circulação — e metade das recargas são feitas em estações particulares, no ambiente residencial. Além da falta de incentivos e o custo ainda elevado do carro elétrico, a falta de postos públicos de recarga é um inibidor para o desenvolvimento do mercado.

Nos EUA, já são 110 mil pontos de recarga, enquanto o Brasil ainda está em uma fase quase que experimental — com a recarga ainda oferecida de forma patrocinada, geralmente sem custo para o motorista. Uma das maiores empresas desse setor, com cerca de 100 unidades, a Tupinambá identificou um total de 750 pontos públicos no Brasil, de diferentes fabricantes.

Este é o número de pontos que aparecem em um aplicativo para motoristas lançado pela Tupinambá e que vem embarcado em alguns modelos de carros elétricos. O app ajuda os motoristas a localizar os pontos pelo país, reservar horário quando o serviço é disponibilizado (o que acontece em cerca de 10% dos pontos) e também realizar cobranças.

Um dos grandes desafios para a implantação de pontos de recarga é o modelo de negócios. Neste momento em que a recarga ainda é oferecida principalmente de forma gratuita, a publicidade tem sido um grande patrocinador.

No negócio com o Carrefour, a empresa cede o espaço de forma gratuita e a Tubinambá entra com o equipamento e o custo de energia. Tupinambá e Carrefour dividem as receitas com publicidade no outdoor digital.

— Queremos oferecer conveniência para os nossos clientes poderem abastecer enquanto fazem compras — Patricia Lima, Gerente Comercial do Carrefour Property.

O país ainda não possui uma legislação ou padronização de modelos de cobrança. Alguns shoppings que oferecem o serviço cobram pelo tempo. — Como cada modelo de automóvel leva um tempo diferente para recarregar, isso acaba gerando distorções — explica o fundador e CEO da Tupinambá, Davi Bertoncello.

Autor/Veículo: O Globo
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