Notícias

UE concorda em pressionar por fim do uso de combustíveis fósseis antes da COP28

Os países da União Europeia concordaram nesta quinta-feira em promover a eliminação gradual dos combustíveis fósseis antes da cúpula climática COP28, da Organização das Nações Unidas, deste ano, tentando impulsionar um acordo global que fracassou na cúpula do ano passado.

Ministros dos 27 Estados-membros da UE aprovaram um texto sobre suas prioridades diplomáticas antes da COP28, que começa em 30 de novembro em Dubai, onde cerca de 200 países tentarão fortalecer os esforços para conter as mudanças climáticas.

"A mudança para uma economia neutra em relação ao clima exigirá a eliminação global dos... combustíveis fósseis", disse o texto da UE, citando o consenso científico de que isso é necessário para evitar mudanças climáticas mais severas.

"A UE promoverá e exigirá sistematicamente um movimento global em direção a sistemas de energia livres de combustíveis fósseis bem antes de 2050", afirmou, acrescentando que o consumo global de combustíveis fósseis deve atingir o pico no curto prazo.

A Europa está em vias de transformar seu sistema de energia para cumprir as metas climáticas e acabar com décadas de dependência dos combustíveis fósseis russos.

O texto diz que os países devem combinar os dois objetivos e usar energia renovável ou economia de energia --em vez de combustíveis fósseis-- para substituir a energia russa.

"Não há necessidade de uma substituição de um para um dos antigos volumes de importação de gás natural russo", afirmou.

Autor/Veículo: Terra
Compartilhe: