Notícias

Uma em cinco profissões pode adotar ?home office'

04/06/2020 - Com a pandemia de coronavírus, milhões de brasileiros abandonaram os escritórios e passaram a trabalhar de casa. O teletrabalho, ou home office, já era uma tendência no mundo e, com a mudança nos hábitos, deve se fortalecer mesmo após a crise. De acordo com análise do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgada ontem, o formato poderá ser adotado em 22,7% das ocupações no país, alcançando mais de 20 milhões de trabalhadores.

O estudo “Potencial de teletrabalho na pandemia: um retrato no Brasil e no mundo” segue metodologia da Universidade de Chicago na estimativa do teletrabalho em 86 países, adaptada à realidade brasileira.

Os resultados mostram que, das 434 ocupações analisadas, mais de um quinto já podem ser realizadas remotamente. Isso põe o país na 45ª posição no ranking mundial (liderado por Luxemburgo), e em 2º lugar na América Latina (atrás do Chile).

—Os profissionais com maior potencial são os de ciências e intelectuais, diretores e gerentes, e técnicos e profissionais de ensino médio. Na outra ponta, estão os trabalhadores rurais e militares — explicou Felipe Martins, um dos coautores da pesquisa.

As estados com mais trabalhadores aptos ao são, pela ordem, Distrito Federal, São Paulo e Rio.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: