Notícias

Unica comenta a reoneração dos combustíveis e fala sobre o papel do etanol

Na última terça-feira (28) foi confirmado pelo Ministério da Fazenda a reoneração da gasolina e do etanol. Em entrevista exclusiva concedida à equipe do Canal Rural, o presidente da Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, Evandro Gussi, comemorou o modelo anunciado e falou da importância do setor para o Brasil.

Evandro Gussi destacou que houve restauração na justiça econômica e ambiental, uma vez que o incentivo à produção do etanol é amparada pela Constituição Brasileira, por ser considerado um combustível limpo.

“Houve uma restauração da justiça social, da justiça econômica, jurídica e ambiental no Brasil. A história de uma diferença tributária no Brasil já é uma coisa relativamente antiga no Brasil, que havia sido suprimida nos últimos tempos, com danos enormes ao setor, danos ao meio ambiente, como um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas mostra, que no ano passado nós já tivemos emissões de gases causadores de efeito estufa aumentadas e incrementadas em virtude dessa medida de subsidiar a gasolina”, declara o presidente.

Gussi acrescentou que o modelo adotado trouxe alívio e esperança à cadeia produtiva, e que o etanol brasileiro é exemplo para todo o planeta.

“Hoje o Brasil é um dos players mais bem posicionados em termos de oferta de energia de baixo carbono, que é uma das maiores demandas do mundo. Hoje o mundo tem entre as suas principais demandas energia de baixo carbono. Energia limpa, renovável e capaz de contribuir para que a gente evite as catástrofes das mudanças climáticas, fruto do aquecimento global”, disse o presidente. “Falando aqui especificamente sobre a cadeia do etanol, a gente é uma grande esperança para o mundo. É uma indústria que se consolidou no Brasil, que aprendeu a fazer isso, que ajudou a desenvolver uma indústria automotiva extremamente relevante, que tem sido inclusive copiada por outros países”, completou.

Carro Flex

Neste ano, o carro flex completou 20 anos de existência. Evandro Gussi falou do avanço dessa tecnologia em outros modais.

“Primeiro, a gente tem uma consolidação da tecnologia flex, ou seja, ela é uma tecnologia hoje que vem sendo desejada por outros países. Ou seja, toda essa experiência que o Brasil teve nesses últimos 20 anos tem sido buscada e pretendida por outros países”, completou.

Autor/Veículo: Canal Rural
Compartilhe: