Notícias

Veículo Elétrico da fabricante do iPhone pode se tornar o primeiro carro elétrico popular do mercado

A Foxconn, fabricante do iPhone, planeja desenvolver um carro elétrico popular até o próximo ano. O veículo chamado de Project X contará com auxílio da plataforma do consórcio MiH.

A empresa de Taiwan, Foxconn, bastante reconhecida por ser a principal fabricante do iPhone, continua investindo em sua entrada no mercado de carros elétricos, e recentemente apresentou uma solução para o setor de modelos econômicos, o Project X, que pode ser o primeiro carro elétrico popular do mercado. O projeto foi apresentado no evento MiH Demo Day, do consórcio MiH (Mobility in Harmony), liderado pela empresa, mas que também inclui a Microsoft, Lordstwon, Tata, e Tomtom.

Project X faz parte do ecossistema de carros elétricos BYOV

O intuito do consórcio, que conta com mais de 2,5 mil empresas, é desenvolver um ecossistema de veículos elétricos com padrões abertos, e o elétrico popular da fabricante do iPhone é a solução planejada para o setor A, o de carros econômicos.

Vale ressaltar que o projeto para o desenvolvimento de um carro elétrico popular ainda está em seus passos iniciais. Agora, o consórcio MiH está buscando parceiros para contribuir com o desenvolvimento da plataforma, isto é, investirem no projeto e compartilharem suas tecnologias.

O Project X faz parte do ecossistema de carros elétricos Build Your Own Vehicle (BYOV). O uso de um design modular pode reduzir o custo final do carro elétrico popular, deixando-o mais acessível ainda. Com essa nova plataforma, a fabricante do iPhone planeja conseguir desenvolver um veículo elétrico compacto para até três passageiros com um preço realmente popular.

Talvez o veículo não seja tão barato em sua chegada ao mercado, entretanto, a proposta é lançar um modelo mais acessível que os veículos equivalentes de empresas rivais. O grande impasse que deve ser superado na criação do modelo da Foxconn é o valor de suas baterias. A tendência é que esse veículo seja bastante leve, desta forma, deve contar com baterias menores, mas mantendo uma boa autonomia.

Outros modelos elétricos apresentados durante o evento

É importante destacar que o carro elétrico popular da fabricante do iPhone com a plataforma Project X do MiH só deve ser apresentado até o final do próximo ano, assim ainda será necessário esperar muito até sua chegada.

Além do veículo elétrico da Foxconn, o evento contou com diversas outras novidades do consórcio MIH. Já há outros carros elétricos desenvolvidos pela fabricante do iPhone criados na plataforma aberta MiH, como, por exemplo, o esportivo Model E, o ônibus Model T, Model B e a picape Model V, além do SUV Luxgen n7, que antes era chamado de Model C.

Com o design modular e interfaces padronizadas, é possível criar produtos com menor custo e menos tempo. O consórcio afirma que isso pode gerar novos modelos de negócio para empresas de compartilhamento de carros e provedores de serviços de mobilidade. A empresa cita oportunidades para serviços de logística e operadores de frota, além de novas marcas de carros elétricos.

Nissan lança novo carro elétrico popular

A Nissan decidiu ampliar sua linha de carros elétricos com a chegada do Sakura, um veículo elétrico urbano zero emissões que pode ficar famoso no seu mercado de lançamento, no Japão, isso porque seu preço estimado é de R$ 67 mil e conta com um conjunto de equipamentos impressionante.

Já em relação ao desempenho, o carro elétrico popular conta com um motor que pode chegar a 63 cavalos e 19,9 kgfm de torque, podendo oferecer uma maior agilidade no trânsito urbano, com arrancadas interessantes. O veículo pesa cerca de 1 mil kg e consegue chegar a uma velocidade máxima de 120 km/h.

Autor/Veículo: Click Petróleo e Gás
Compartilhe: