Notícias

Venda de veículos registra o pior mês de outubro em cinco anos

A crise de abastecimento de insumos segue prejudicando a indústria de veículos, que teve no mês passado o pior mês de outubro em vendas dos últimos cinco anos no País.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 162,4 mil unidades foram vendidas no mês passado, 24,5% a menos do que o volume do mesmo período de 2020, quando o segmento se reerguia do choque da pandemia de covid-19.

Na comparação com setembro, as vendas tiveram alta de 4,7%, mas nada que sugira uma clara reação do mercado de veículos, já que o mês anterior a outubro foi, até agora, o pior do ano para o segmento.

Os números foram obtidos pelo Estadão/broadcast no mercado, e estão sujeitos a leves ajustes em relação aos balanços oficiais a serem divulgados hoje, pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias, e, na segundafeira, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), associação que representa as montadoras.

O volume foi o menor para o mês desde 2016, quando, em meio a uma prolongada recessão doméstica, o setor emplacou menos de 160 mil veículos no período.

VENDAS NO ANO. No acumulado do ano, as montadoras entram no último bimestre com uma diferença ainda positiva de 9,5% em relação a 2020.

En janeiro a outubro, na soma de todas as categorias, foi vendido 1,74 milhão de unidades. A Anfavea, no entanto, não descarta a possibilidade de o mercado encerrar o ano levemente no vermelho, o que pode, de fato, acontecer se as vendas repetirem a média dos últimos dois meses.

Ainda que o consumo geralmente se aqueça nos últimos dois meses do ano, a oferta de carros nas concessionárias segue limitada por paradas de produção decorrentes da falta de componentes nas linhas de montagem.

PRODUÇÃO PARADA. Por causa da falta de peças, em especial componentes eletrônicos, a produção de veículos já havia recuado 21,9% em agosto ante o mesmo período de 2020, de acordo com dados da Anfavea.

No total, 164 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, num resultado praticamente em linha (leve alta de 0,3%) com o número de julho.

Só nas linhas de carros de passeio, as mais prejudicadas pela escassez mundial de itens eletrônicos, a produção, um total de 119 mil unidades, registrou o pior agosto em 18 anos.

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo
Compartilhe: