Notícias

Vendas de etanol das usinas do Centro-Sul cresceram em janeiro

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o volume de etanol vendido pelas usinas do Centro-Sul em um mês superou o patamar de um ano antes. Com apoio da retomada do consumo da gasolina, que puxou o mercado de etanol anidro (que é misturado ao combustível fóssil) e das vendas ao exterior, o volume total comercializado em janeiro superou em 2% o do mesmo mês de 2020 e alcançou 2,61 bilhões de litros, de acordo com dados da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica).

As vendas de etanol anidro, para atender à mistura de 27% na gasolina nas bombas, aumentaram 10,5% na comparação anual, para 810,1 milhões de litros. Em comparação com dezembro, porém, que é um mês normalmente com maior demanda por causa das festas de fim de ano, o volume foi 5,6% menor.

Já as vendas de etanol hidratado continuaram sendo penalizadas no mês e caíram 6,2%, para 1,6 bilhão de litros.

“O aumento do volume comercializado de etanol anidro pelas unidades produtoras reflete a capacidade destas de atender o volume necessário para a mistura obrigatória, o que reduz a necessidade de importação do biocombustível”, afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, em nota.

Para o exterior, as vendas de etanol, no total, alcançaram 146,7 milhões de litros, 2,3 vezes mais do que o registrado no ano passado, embora em ritmo menor do que nos meses anteriores, em que as vendas ao mercado externo chegaram a ultrapassar os 300 milhões de litros mensais.

No acumulado desde o início da safra 2020/21 até 1 de fevereiro, as vendas de etanol pelas empresas do Centro-Sul acumulam retração de 9,2%, somando 25,9 bilhões de litros. Desse total, as exportações acumulam alta de 43,5%, em 2,36 bilhão de litros, e as vendas de mercado interno caíram 12,5%, para 23,56 bilhões de litros. Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: