Notícias

Vendas de etanol reagiram em março após forte aumento da gasolina

As vendas de etanol hidratado apresentaram recuperação mais forte em março em relação a fevereiro, mas ainda ficaram abaixo do patamar do mesmo mês do ano passado. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram vendidos 1,494 bilhão de litros do biocombustível no mês, 28,8% mais que em fevereiro e 3,8% abaixo de março de 2021.

Foi o maior volume de vendas de hidratado desde junho do ano passado, após nove meses de consumo débil do produto no mercado doméstico.

Ao longo de março, o etanol ganhou competitividade ante a gasolina nos postos, principalmente depois que a Petrobras promoveu um aumento expressivo dos preços de combustíveis fósseis, que resultou em uma forte alta da gasolina. Com isso, o preço do biocombustível em relação à gasolina caiu abaixo dos 70% de paridade em quase todo o mês de março em quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Esses quatro Estados concentraram três quartos das vendas de etanol do país no mês.

As vendas de etanol hidratado em São Paulo aumentaram 21,9% ante fevereiro, para 711 milhões de litros (ainda 8,9% abaixo do registrado um ano antes). Nos postos de Minas Gerais, o volume cresceu 36% na comparação mensal, para 210,3 milhões de litros, até ultrapassando o volume vendido em março do ano passado.

Em Goiás, terceiro maior consumidor de etanol do país, as vendas do combustível renovável subiram 16% na comparação mensal, para 124,8 milhões de litros, também ultrapassando a marca de um ano antes em 4,4%.

Já nos postos de Mato Grosso, as vendas de etanol hidratado tiveram incremento de 21,9% ante fevereiro, para 70,3 milhões de litros (5% a menos do que em março de 2021).

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: