Notícias

Volkswagen, Raízen e Shell anunciam estratégia para etanol e elétricos no Brasil

Volkswagen do Brasil, Raízen e Shell anunciam nesta sexta (29) parceria para estimular o uso de etanol como uma estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex.

A colaboração também inclui iniciativas para instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca e fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da Volkswagen no Brasil.

No caso do etanol, o objetivo é desenvolver novas fórmulas de etanol pela Raízen, e P&D para melhorar a eficiência do biocombustível.

A montadora alemã anunciou recentemente um Centro de P&D em Biocombustíveis no Brasil. A proposta é pesquisar fronteiras do uso do etanol como modelo de eletrificação via célula a combustível, com foco também na exportação.

Expandir o uso do etanol em mercados internacionais é, inclusive, outro ponto da colaboração entre as três companhias.

“Essa parceria nos ajudará muito no desenvolvimento de tecnologias complementares a partir do etanol e outros biocombustíveis em nosso Centro de P&D no Brasil”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Segundo comunicado, as marcas incentivam o uso do etanol como um biocombustível com baixa emissão de gases de efeito estufa, considerando a metodologia do poço à roda — na qual é considerado o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado à emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível.

Para Lauran Wetemans, vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latina, todas as opções são importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os biocombustiveis são uma solução já disponível.

“A Shell faz investimentos em várias alternativas relacionadas com a transição energética a uma economia de baixo carbono – como o EV e o hidrogênio”, completa.

Já a Raízen, licenciada da marca Shell, pretende implementar uma rede de eletropostos de recarga rápida Shell Recharge, começando pelo estado de São Paulo.

Os postos serão distribuídos entre a capital do estado e as principais rodovias de acesso.

Gás natural renovável
O acordo considera ainda a intenção de fornecimento de gás natural renovável dos parques de bioenergia da Raízen para substituir o uso do gás natural nas fábricas da Volkswagen no Brasil.

O gás renovável é produzido a partir de resíduos da produção de açúcar e etanol e reduz em mais de 80% as emissões de CO2 se comparado com a alternativa fóssil, explica a Raízen.

O fornecimento de energia também será estendido à rede de concessionárias Volkswagen por meio das usinas de geração distribuída de energia renovável da Raízen.

“Estamos trabalhando não só em soluções para os nossos produtos, mas também reforçando a sustentabilidade nas nossas fábricas e na rede de concessionárias. Tudo isso muito integrado ao nosso programa global Way To Zero, que tem como objetivo tornar a nossa empresa neutra em carbono até 2050″, comenta Pablo Di Si.

Autor/Veículo: EPBR
Compartilhe: