Notícias

WhatsApp: Serviço de pagamentos e transferências começa 'em breve', diz Banco Central

No dia do lançamento do Pix, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o serviços de pagamentos e transferências do WhatsApp deve começar a funcionar “em breve”.

— O WhatsApp vai entrar, vai começar fazendo P2P já em breve. Eu tenho conversado bastante com o CEO do WhatsApp, inclusive ele tem me dito que o processo no BC foi mais rápido do que em outro países.

O “2P2” no qual o presidente do BC se refere é uma transferência entre pessoas (peer-to-peer em inglês). Campos Neto também afirmou que o processo está andando rápido e citou também a possibilidade do “P2M (peer-to-merchant), de transferências entre uma pessoa e um comerciante.

— A gente está avançando bastante no processo. Vai começar com P2P, depois vai fazer P2M. Nossa única preocupação é passar por todos os critérios de aprovação e que a gente tenha um sistema que fomente a competição.

Além do WhatsApp, o presidente do BC disse que está conversando com o Google e outras grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs, que têm interesse em entrar no mercado brasileiro de pagamentos.

— No caso do WhatsApp e outros, estamos conversando com o Google, estamos conversando com outras big techs, acho que existe uma vontade de estar no Brasil, é um mercado consumidor bastante amplo, eles entendem que tem uma oportunidade na digitalização.

O WhatApp anunciou a funcionalidade de transações no dia 15 de junho, mas, uma semana depois, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Banco Central decidiram suspender o serviço por conta de preocupações com a segurança e a competitividade do setor.

Já na semana seguinte, o Cade reviu sua posição depois de receber informações do Facebook, dono do WhatsApp e da Cielo, que entraria com parceira na empreitada.

No entanto, o BC continuou com a suspensão e disse que a operação seguiria o ritmo normal de análise. Já em agosto, o Banco Central liberou os testes para o serviço.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: