Alteração no preço do diesel

Alteração no preço do diesel

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informa que pesquisas de mercado indicam que postos de todo o país estão comprando diesel mais caro de suas distribuidoras, em decorrência dos maiores preços do biodiesel e do respectivo frete.
No 27º Leilão de Biodiesel, realizado pela ANP em setembro para suprir o mercado no quarto trimestre de 2012, o litro do combustível saiu, em média, por R$ 2,734 (inclui os tributos federais Pis/Pasep e Cofins), ante o valor de R$ 2,55 apurado no trimestre de julho a setembro, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Todo diesel rodoviário no Brasil precisa obrigatoriamente conter 5% de biodiesel, o chamado B5. Por meio de leilões trimestrais conduzidos pela ANP, a Petrobras compra o biodiesel das usinas produtoras e o revende às distribuidoras, responsáveis pela mistura do biocombustível ao diesel mineral, para fornecimento aos postos revendedores.
A Fecombustíveis ressalta que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os maiores preços, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo e de forma a remunerar adequadamente seus investimentos.
Importante ressaltar que os impactos referentes ao aumento do diesel mineral e do biodiesel serão diferentes a depender da região do Brasil, devido aos custos com fretes e da origem do diesel.
Esta Federação, entretanto, entende ser imprescindível manter a sociedade informada sobre as expressivas variações de preço nas etapas anteriores da cadeia de abastecimento, para que a revenda varejista, face mais visível do mercado e quem lida diretamente com o consumidor, não seja injustamente responsabilizada por alterações no preço ocorridas em outras etapas de comercialização.

Deixe um comentário!