Começa a Expopostos & Conveniência 2012

Começa a Expopostos & Conveniência 2012

De volta ao Rio de Janeiro para comemorar seus 10 anos de existência, a Expopostos & Conveniência 2012 foi oficialmente aberta nesta terça-feira (21/8), no RioCentro, com realização de Abieps, Fecombustíveis e Sindicom. Maior evento do setor na América Latina, a feira celebra também os 25 anos do início da conveniência no Brasil e os 100 anos de revenda de combustíveis.
Na abertura do evento, o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, lembrou a importância da feira para a setor, constituindo um espaço por excelência para conhecer novos produtos, trocar ideias e fechar negócios. Esse setor já gastou perto de R$ 8 bilhões só com a questão ambiental. E ainda temos que gastar pelo menos mais R$ 8 bilhões para adequar 100% todas as empresas. Isso mostra que essa classe empresarial tem um respeito enorme pelo meio ambiental?, enfatizou.
Dentre os desafios que o setor tem pela frente, Paulo Miranda destacou o lançamento do S10, que chega aos postos em janeiro de 2013. É um produto mais sensível, mais propenso à contaminação. Na hora que o fiscal da ANP coletar uma amostra do produto no posto, dificilmente ele estará com 10 ppm de enxofre?, advertiu.
Alísio Vaz, presidente executivo do Sindicom, lembrou o esforço que tem sido feito pela distribuição para manter o mercado abastecido. Somente neste ano, o consumo de gasolina já está crescendo 13% em relação a 2011. Estamos importando gasolina, algo inimaginável há alguns anos. Nossos investimentos estão sendo feitos para abastecer o mercado plenamente?, garantiu. Vaz informou ainda que, somente entre os postos com bandeiras de suas associadas, já são cerca de 2,8 mil estabelecimentos comercializando o S50, o novo diesel com baixo teor de enxofre. E oferecer esse novo produto exigiu adaptações também por parte dos fornecedores. A introdução do S50 trouxe consigo os mais variados impactos para todos os players do segmento, envolvendo todos em maior ou menor grau. O S10 amplia esse desafio e demandará de todos esforço adicional?, afirmou Volnei Pereira, presidente da Abieps.
Também presente na abertura do evento, Allan Kardec Duailibe, diretor da ANP, enumerou os esforços da Agência para dar maior efetividade à fiscalização e combater as irregularidades. Um importante passo foi acabar com o passivo de 11 mil processos, que ajudou a aumentar a arrecadação da Agência com multas em 110%. O próprio mercado exige uma posição firme da ANP, de não deixar a bandidagem, as fraudes florescerem?, explicou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, chamou a atenção para os esforços do governo do estado em combater a ilegalidade que imperava no Rio de Janeiro, extinguindo, inclusive, normas que geravam concorrência desleal no mercado. E reafirmou o compromisso do estado com o uso do gás natural em veículos. Somos o maior produtor de gás natural e nossa política é de aproveitar o produto no Rio de Janeiro. Temos cerca de 600 mil veículos com GNV, isso faz da cidade do Rio de Janeiro um mercado próprio no país?.
O evento contou ainda com palestra de abertura ministrada pela jornalista Míriam Leitão, que traçou um panorama sobre a evolução da economia brasileira e as perspectivas para o futuro. E, segundo ela, apesar de alguns percalços no meio do caminho, devem seguir positivas. Confira a cobertura completa do evento na edição de setembro da Revista Combustíveis & Conveniência.

Deixe um comentário!