Informações Petrobras
Informações Petrobras
Caro revendedor, divulgamos abaixo dois comunicados da Petrobras (na íntegra), referentes ao reajuste de preços dos combustíveis e à política de preços da estatal.
A Petrobras informa sobre a implementação de sua política de preços de diesel e gasolina, após apreciação pelo Conselho de Administração, a ser aplicada a partir de 29 de novembro de 2013.
A referida política de preços visa atender aos seguintes princípios e objetivos: a) Assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina; b) Alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais; c) Não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico. Já atendendo aos princípios desta política de preços, a Petrobras informa os seguintes reajustes nos preços de venda nas refinarias, a vigorar a partir da 0:00h do dia 30 de novembro de 2013: Produto Reajuste (*) Gasolina A 4% Diesel 8% (*) média Brasil Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. Seguindo recomendação de seu Conselho de Administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à Companhia. Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da Companhia.
Consulte: http://www.agenciapetrobras.com.br/materia.asp?id_editoria=13&id_noticia=975768
Nota da Petrobras enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 04/12:
A Petrobras em atendimento ao Ofício/CVM/SEP/GEA-1/N.709/2013, que solicita esclarecimentos sobre os parâmetros da política de preços, divulgada em 29 de novembro de 2013, em relação àqueles divulgados em 30 de outubro, afirma:
A metodologia de precificação do diesel e da gasolina aplicada a partir de 29 de novembro de 2013 contem parâmetros baseados em variáveis como preço de referência dos derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação associada a origem do derivado vendido, se refinado no Brasil ou importado.
Quanto a aplicação dos reajustes, estes não serão automáticos, como consequência direta da formula de precificação. A metodologia estabelece bandas de reajuste, conferindo a Diretoria Executiva poder discricionário a luz da dinâmica dos mercados domestico e internacional.
Em relação a especulações sobre a saída da Presidente Maria das Graças Silva Foster, a Petrobras refuta qualquer afirmação desta natureza.