Canal da revenda
Planejar é preciso
Planejar é preciso
Todo ano com Copa do Mundo e eleições sempre nos deixa com aquela incômoda sensação de que acabou antes de começar?. Quando nos damos conta, as decorações natalinas já tomaram as ruas e os preparativos para as festas de final de ano ocupam todo o nosso dia a dia. Mas antes de declarar o ano por encerrado, é importante reservar um tempo na agenda para fazer aquele indispensável balanço sobre o que deu errado em 2010 e o que pode ser melhorado no próximo ano. A revenda de combustíveis vem passando por grandes transformações. E elas devem prosseguir em ritmo acelerado nos próximos anos. As exigências fiscais são cada vez maiores e qualquer deslize traz sérias implicações, não importando se o erro foi por má-fé ou despreparo. É imprescindível, portanto, avaliar se o seu posto está preparado para fazer frente a esse cenário: Devo contratar um funcionário apenas para gerenciar essas obrigações? Estou acompanhando o trabalho do meu contador? Preciso investir mais em informatização? Como anda a motivação e capacitação dos meus funcionários? Estas são apenas algumas das muitas perguntas que precisamos nos fazer frequentemente ? e, mais importante, respondê-las sinceramente ? antes de começar o planejamento de 2011. Se a casa está em ordem, o momento é de avaliar como tornar sua operação mais eficiente e atraente. Uma boa pedida é realizar uma pesquisa junto a sua clientela para saber, por exemplo, se é hora de expandir a loja de conveniência ou de oferecer wi-fi. A pista também merece planejamento cuidadoso. O etanol consolidou sua presença nos postos e recentemente ganhou a companhia da versão aditivada em algumas regiões. No mercado de diesel, os combustíveis de baixo teor de enxofre (S10/S50) já podem ser encontrados nas bombas e sua participação nas vendas só tende a crescer, exigindo instalações segregadas e cuidados redobrados no manuseio e transporte. Junto com o S10 também chegará ao mercado o Arla-32, um novo produto que inicialmente será comercializado em galões e, posteriormente, nas bombas. Ao mesmo tempo em que a forte expansão da classe média e a disparada nas vendas de veículos e motocicletas estão trazendo um novo perfil de consumidor para nossos estabelecimentos. Seu planejamento para os próximos anos leva em conta esse cenário? Afinal, muitas dessas mudanças implicam reformas e novos licenciamentos ambientais, ou seja, gastos e burocracia que se não forem bem dimensionados trarão muita dor de cabeça e frustração. A boa notícia é que as perspectivas econômicas e políticas seguem positivas, sem sobressaltos à vista, o que facilita o planejamento dos negócios. É claro que desafios existem pela frente, como a resolução dos problemas relacionados à formação de borra e resíduos em decorrência do biodiesel. Ou mesmo as renovadas (e assustadoras) discussões sobre o retorno da CPMF, justamente quando achávamos que o país se preparava para uma redução da carga tributária. Sem falar na tão esperada regulamentação da indústria de cartões de crédito. Para se ter uma ideia da importância desse assunto, acredita-se que boa parte das fraudes no recente escândalo do Banco Panamericano foram praticadas nas operações com cartões de crédito. E se o Banco Central falhou na supervisão em outras áreas do banco, pelo menos tem a desculpa de que não dispunha de poder legal para fiscalizar as operações de cartão de crédito. Não tenho dúvidas de que já houve grandes avanços em todos esses tópicos, mas muito ainda resta por fazer. Por fim, desejo a todos paz, felicidade e saúde ao lado de seus entes queridos nestas festas de final de ano. Que esses momentos nos fortaleçam e recarreguem nossas baterias, para que possamos enfrentar os desafios que temos pela frente e assim construir um país cada vez mais justo e próspero! Feliz Natal e um 2011 de muito sucesso!