Preço vai sofrer ajuste

Preço vai sofrer ajuste

O diretor-técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues, alertou para um ajuste nos preços do álcool. Não dá para ficar nesse patamar, estamos retardando isso, mas uma hora vai ter que repassar?, destacou, lembrando os custos de estocagem das companhias e as dificuldades em obter crédito no mercado para capital de giro. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o litro de anidro fechou a R$ 0,8774 (sem impostos) no dia 5 de dezembro, o que representa uma queda de 2,2% em relação à semana anterior. Já o litro do hidratado encerrou a R$ 0,7362 (sem impostos), recuo de 0,34%.

A baixa ocorre devido à grande oferta de produto no mercado, com boa parte das usinas buscando vender seus estoques para conseguir fazer caixa e pagar compromissos, em meio à escassez de crédito.

De acordo com distribuidoras presentes, os grupos maiores e mais capitalizados, por sua vez, estão segurando a oferta, o que sinaliza que teremos estoques mais concentrados em algumas usinas durante a entressafra.

Pádua confirmou que essa concentração de estoques, especialmente em São Paulo e alertou para problemas futuros de logística. Esse é o ponto que precisa ser gerenciado: se vamos ter álcool no lugar certo e na hora certa para o consumidor?, afirmou. No Centro-Sul, apenas algumas usinas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul devem continuar produzindo nas próximas semanas antes da entressafra e no início de janeiro.  (Morgana Campos)

Deixe um comentário!