Vendas de combustíveis cresceram 2% em 2009

Vendas de combustíveis cresceram 2% em 2009

As vendas de combustíveis no mercado brasileiro aumentaram 2% em 2009, na comparação com 2008, totalizando 98,1 bilhões de litros, segundo dados do Sindicom. O desempenho das empresas associadas (Ipiranga, Cosan/Esso, Shell, BR Distribuidora, ALE e Air BP) foi um pouco mais modesto, com expansão de apenas 0,2%, totalizando 76,5 bilhões de litros. O destaque mais uma vez ficou por conta do etanol hidratado, que registrou crescimento de 25%. Nossa expectativa é de que em 2010 somente as vendas de etanol hidratado já superem as de gasolina A?, destacou Alísio. Desde o primeiro semestre de 2008 que as vendas totais de etanol (hidratado + anidro) já são superiores as de gasolina A (antes da mistura de 25% de etanol). Entre os destaques negativos estão o segmento de diesel, cujas vendas diminuíram 2%, e o de GNV, com retração de 12%. A comercialização de gasolina se manteve estável. A participação das empresas do Sindicom no mercado total de combustíveis diminuiu para 78%, mantendo a tendência de redução registrada desde 2003, quando as companhias associadas abocanhavam 81% do mercado. Segundo Alísio, esse declínio reflete o avanço do etanol, em cujo mercado a fatia do Sindicom é menor, e o mau desempenho do setor industrial, que reduziu o consumo de diesel. O setor ferroviário, por exemplo, só consome de empresas dos Sindicom e foi um dos mais atingidos pela crise?, ressaltou. Os números levam em conta o resultado fechado de vendas do Sindicom até novembro e da ANP até outubro e estimativas para os demais meses.  

Deixe um comentário!